INÊS MAGALHÃES

Zona da sessão: Saldanha
Convidada: Inês Magalhães
Designer, ilustradora, copy, produtora, curadora musical e compositora, irá lançar o seu primeiro single na próxima semana.
Menina ou Moça?
Menina.


Processed with VSCO with c1 preset

Se isto fosse o teu perfil numa rede social, qual era o ‘sobre’ da Inês Magalhães?
Diria simplesmente AIMthename.

Processed with VSCO with c1 preset

O que andas actualmente a fazer por Lisboa?
Estou a trabalhar num espaço que se chama O Chile com outros designers incríveis, mas também muito por casa onde vou cozinhando todos os projectos em que estou envolvida. Para a semana, dia 9 de Novembro, irei lançar um single, a primeira musica de 5 temas, do meu primeiro EP. Fiquem atentos atentos, vai sair AQUI.

Processed with VSCO with c1 preset

Qual o projecto profissional de que te orgulhas mais?
Criei um projecto em 2012 que se chama MagaSessions, onde convido músicos a irem a minha casa tocar. Isto deu origem a um festival de música alternativa, o MAGAFEST, que acontece desde 2014 no principio de Setembro.
Orgulho-me de todos os projectos na verdade.  Bem sei que não era a resposta que esperavas, mas todos levaram muitos anos a serem construídos e a saírem cá para fora. Sejam as MagaSessions, o MAGAFEST, trabalhos na área da ilustração ou o meu primeiro EP. Mas penso que será o MAGAFEST onde me encontro toda, inteira.
É um projecto onde passeio por várias áreas, desde do design, à curadoria, copywriting, produção, promoção, construção das estruturas do espaço e faço tudo e sozinha (salvo a promoção que tenho a Raquel Lains, o meu coração e braço-direito, a acompanhar-me desde do primeiro ano).

Processed with VSCO with c1 preset

Uma história da tua casa?
A minha casa era dos meus bisavós, onde a minha mãe morou desde os seus 16 anos. Os meus pais entretanto compraram, ainda eu não era nascida, e vieram em 1982 para cá viver. Até aqui tudo normal, se não fosse a Nana. A Nana está nesta casa há 48 anos, a tratar das lides da casa e principalmente a cuidar de quem cá mora. É a minha segunda mãe e por quem tenho um amor eterno. Que me trata por nica ou menina, e foi ela que me deu a reposta à tua primeira pergunta.

Processed with VSCO with c1 preset

Um piropo a Lisboa (aqui ainda se pode).
Ó Lisboa, já estás boa!
(vivo no Saldanha e há 14 anos que está em obras, bolas)

Processed with VSCO with c1 preset

Um lugar especial da cidade com uma pequena história.
Há um lugar muito especial para mim, a Casa Independente no Largo do Intendente.
Foi onde realizei as duas primeiras edições do MAGAFEST e onde existem duas pessoas maravilhosas à frente do espaço. A Inês Valdez e a Patrícia Craveiro Lopes. Estávamos no Verão quente de 2014 e era a primeira edição. Tinha dois palcos montados para receber os músicos, um no seu interior e outro no terraço, que por previsão de aguaceiros tinha sido montada uma lona. O evento começaria às 16h e estava tudo preparado para receber os ilustres convidados. Mas o inesperado aconteceria, às 15h começou uma chuva tropical de tal forma violenta que a lona criou uma bolsa de água, tão pesada que os pregos começaram-se a desprender da parede. O material para o concerto estava todo por baixo, e tivemos de agir numa questão de minutos para ser tudo desmontado e montado dentro do palacete. Foi o horror! O drama! A tragédia!
Felizmente tudo acabou em bem e o festival foi um sucesso.

Processed with VSCO with c1 preset

Um roteiro para o dia perfeito na cidade?
Acordar às 10h, não mais cedo que isso, ir para a Gulbenkian, almoçar pelo relvado um piquenique feito a gosto, sozinha ou com amigos, de seguida apanhar o metro até a Alameda, ir andando até ao rio, sentar e estar na conversa com amigos ou agarrada a um livro. Subindo depois até ao Restaurante Rosa da Rua, na Rua da Rosa e jantar, acabando a noite pelo Bar irreal a beber um copo com amigos ou a assistir a algum dos seus eventos.

Um tasco, uma tasca, um boteco ou um botequim.
Mimosa do Camões.

Processed with VSCO with c1 preset

Um link que valha a pena fazer um clique.
http://fatimamoreno.com. A-Fátima-é-incrível.

Um evento ou um espectáculo imperdível.
O lançamento do novo álbum de Memória de Peixe no MusicBox

Processed with VSCO with c1 preset

Processed with VSCO with c1 preset

Um sonho a realizar em 2017?
Conseguir voltar a erguer o MAGAFEST!

Processed with VSCO with c1 preset

Três segredos sobre ti.
– Faço colecção de canecas.
– sou campeã de matraquilhos.
– quando uma vez o Artur Semedo veio cá a casa, tinha eu 6 anos, pedi-lhe para tirar a luva preta.

Processed with VSCO with c1 preset

Apresenta uma outra Menina ou Moça de que Lisboa vai ouvir falar.
Bom, já convidaste para o Lisboa, Menina ou Moça muitas das que seriam a minha escolha… Raquel Lains, Joana Linda. Claramente, mulheres excepcionais há muitas mas a Fátima Moreno a.k.a. Fati Morris é a minha escolha, tem um trabalho absolutamente fabuloso em ilustração, e é uma pessoa linda por dentro e por fora.

Processed with VSCO with c1 preset

Quase a terminar, um clássico: que pergunta faltou fazer?
Como te sentes enquanto mulher na sociedade?
Uma minoria todos os dias a ganhar terreno, mas ainda uma minoria.

Qual das fotos da sessão usarias como imagem de perfil?

Processed with VSCO with c1 preset

 

Lisboa, Outubro 2016.

 

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail