JOANA LINDA

Localização: Campo Grande
Convidada: Joana Linda
Fotógrafa e realizadora
www.joanalinda.com
Menina ou Moça?
“Menina e moça”, como a de Bernardim Ribeiro.


P

Qual é a ‘descrição’ da Joana Linda?
Comecei a tirar fotografias há cerca de 15 anos, maioritariamente auto-retratos. Esse trabalho foi crescendo e envolvendo também as pessoas à minha volta, família e amigos. Da fotografia ao vídeo foi um salto pequeno. As minhas experiências dentro da vídeo-arte são consequência do trabalho desenvolvido na fotografia, uma reflexão sobre a auto-representação e a ideia de alteridade. Para além do meu trabalho pessoal, colaboro também com vários músicos nacionais, nomeadamente na realização de vídeos, assim como realizadores e produtoras de cinema, fotografando rodagens e desenhando cartazes. No ano passado mostrei no IndieLisboa’14 a curta “Em cada Lar Desfeito Um Coração Perfeito” e encenei, com um elenco inteiramente feminino, a peça “Romeu e Julieta” no âmbito do festival Temps d’Images.

P

O que andas a fazer?
A preparar uma próxima curta, uma próxima exposição e um próximo espectáculo. Tudo ainda em ebulição, tudo ainda no segredo dos deuses mas a ser revelado em breve.

P

Qual a história/projecto profissional de que te orgulhas mais?
É como no amor, o mais recente é sempre aquele de que gostamos mais, pelo menos até acabar. Dentro dessa lógica, orgulho-me da minha caixinha de fósforos. Ao longo do tempo fui perdendo os ficheiros originais de algumas fotos de que gosto bastante. Ou eram computadores que avariavam ou discos externos que caíam ao chão, aconteceu-me de tudo. Resolvi então pegar nessas fotos perdidas – das quais sobreviveram apenas versões redimensionadas que coloquei online – e imprimi-las num tamanho pequeno, o único que aguentaria a impressão. Reuni 20 e estou a vendê-las dentro de uma caixa de fósforos criada para esse efeito. A esta segunda vida das fotos chamei-lhe missING e é um óptimo presente que pode ser adquirida através do meu site.

P

P

Um piropo a Lisboa.
Não consigo ficar muito tempo longe de ti.

P

Um roteiro para o dia perfeito na cidade?
Das coisas que mais gosto de fazer é andar a pé por isso diria um passeio por uma zona da cidade que não costumem visitar habitualmente. Se o passeio for acompanhado de um gelado, melhor, se para além do gelado vier também um amigo, então é perfeito. Alternativamente, um piquenique num dos jardins da cidade. Na Tapada das Necessidades, por exemplo.

P

Um link que valha a pena fazer um clique.
Mark McEvoy sobre a promíscua relação entre texto e imagem:
http://markmcevoy.tumblr.com
Cecilia Azcarate sobre as (não) diferenças entre o Hip Hop e a arte antiga:
http://b4-16.tumblr.com
Werner Herzog sobre a auto-ajuda:
http://herzoginspirationals.tumblr.com

P

Um evento ou um espectáculo imperdível.
Três:  > A exposição ‘Não sou um homem, sou uma Montanha’ de Miguel Bonneville, até 28 de Março no Museu Geológico.
A instalação/vídeo ‘The Clock’ de Christian Marclay no Museu Coleção Berardo até 19 de Abril. The Clock é um vídeo com a duração de 24h construído a partir de fragmentos de filmes clássicos da história do cinema. Nos dias 28 de Março e 18 de Abril o museu ficará aberto durante toda a noite para que o vídeo possa realmente ser projectado durante 24 horas.
A exposição do Pedro Vaz na Galeria 111.

P

P

Três segredos sobre ti.
– O vento põe-me nervosa.
– Tenho tendência para vir a gostar de coisas que inicialmente rejeito (e vice-versa).
– Os gelados são a minha religião.

P

Apresenta uma outra Menina ou Moça de que Lisboa vai ouvir falar.
Neste país não há propriamente revelações, há pessoas que trabalham muito e durante muito tempo para depois, eventualmente, terem algum reconhecimento público. A Bárbara Assis Pacheco é uma amiga cujo trabalho admiro e que fico muito contente por poder partilhar com o maior número de pessoas possível: http://barbaraassispacheco.blogspot.pt

P

Quase a terminar, um clássico: que pergunta faltou fazer?
Joana Linda é mesmo o teu nome? É. Muita gente acha que é um devaneio narcisista mas não, é mesmo o meu nome.

Qual das fotos da sessão usarias como imagem de perfil?

P

Cabelos: Ana Sousa Atelier

 

Lisboa, Março 2015.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedinmail